Associação de Amigos no Combate ao Câncer


Saúde Homem que se cuida não perde o melhor da Vida

06/08/2012 15:52

Segundo informações do Ministério da Saúde a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. Sabe por quê? Porque o homem não cuida da própria saúde. Homem que se cuida não perde o melhor da vida.

 

Assim, baseado na frase do epidemiologista inglês Geoffrey Rose, "um grande número de pessoas expostas a um pequeno risco pode gerar mais casos que uma pequena quantidade de pessoas expostas a um grande risco", o Ministério da Saúde considera a estratégia de prevenção a mais efetiva e segura.

 

O grande problema é que cuidar da saúde tornou-se uma questão cultural. Enquanto as mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao ginecologista - e depois, quando se tornam mães, que é preciso levar os bebês ao pediatra -, os homens são criados sem esse hábito. Como consequência, muitos deles sofrem com males que poderiam ser evitados caso houvesse atitudes preventivas.

 

  • No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte - e entre os homens a incidência é maior. A prevenção pode ser feita com check up periódico para controle dos fatores de riscos, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.

O grande tabu - O câncer de próstata é o câncer mais frequente no homem e representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 50 mil novos casos aparecem por ano no Brasil.

Lembre-se, a vida é o bem mais importante que possuímos e não vale a pena entrar para as estatísticas graças ao preconceito.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!