Associação de Amigos no Combate ao Câncer


Direito do paciente portador de câncer será tema de palestra amanhã na AACC

05/02/2013 14:09

A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que o número estimado de novos casos de câncer em todo o mundo chegará a 15 milhões em 2020. A Constituição Federal brasileira assegura aos portadores de neoplasia maligna (câncer) alguns direitos especiais, mas a falta de informação é grande e muitos portadores deixam de desfrutar desses benefícios por desconhecerem seus direitos.

O câncer pode ser controlado e, se diagnosticado precocemente, a cura é possível em muitos casos. Entretanto, o tratamento da doença pode ter um custo elevado, além de causar complicações físicas e psicológicas ao paciente. Por isso, foi instituído o direito constitucional aos portadores de câncer.

“Em visitas domiciliares constatei que muitos dos pacientes atendidos pela AACC necessitam de informações sobre como requerer o auxílio doença, aposentadoria por invalides e demais informações sobre os seus direitos. Temos aqui na AACC diversos pacientes que já não podem mais trabalhar e não recebem nenhum tipo de auxílio a não serem os disponibilizados por nós.” Relata Débora Oliveira, Assistente Social da AACC.

A palestra acontece amanhã a partir das 13:00 na sede da AACC em Itapeva que esta localizada a Rua Laudelina Loureiro de Melo, 324 - Vila Aparecida  e será coordenada pela Sra. Alessandra Couto, Assistente Social do INSS de Itapeva que vai abordar temas como Auxílio Doença e Aposentadoria, dentre outros que visem esclarecer as duvidas dos pacientes portadores de câncer assistidos pela Associação de Amigos no Combate ao Câncer.

A AACC disponibiliza em seu site https://aaccancer.webnode.com a cartilha virtual com todas as informações sobre os direitos do paciente portado de câncer.

Maiores informações podem ser obtidas através do fone (15) 3521-7885 falar com Renata ou Helena Camargo.

—————

Voltar