Associação de Amigos no Combate ao Câncer


AACC disponibiliza atendimento Psicológico a pacientes e familiares

24/06/2012 22:43

O acompanhamento psicológico visa minimizar o sofrimento do paciente e de familiares neste novo contexto, que inclui cuidados especiais para que o seu estado emocional não seja barreira para o sucesso do tratamento de câncer. Os pacientes que recebem o diagnóstico de câncer geralmente apresentam ansiedade, medo, estresse, negação da doença, tristeza. As incertezas que cercam o tratamento muitas vezes impõem certo grau de sofrimento aos pacientes e seus familiares. Em muitos casos a desinformação pode contribuir para tornar o momento ainda mais doloroso. Conhecer as fantasias que a pessoa tem sobre as informações recebidas, checando o que foi compreendido das explicações da equipe multidisciplinar, e desmistificá-las, possibilita maior adesão ao tratamento.

A Associação de Amigos no Combate ao Câncer, AACC, disponibiliza semanalmente o atendimento psicológico que é coordenado pela psicóloga Marili Dias Silva Pedrosa .

 

A importância do atendimento psicológico a família


Familiares também devem ter acesso a esse acompanhamento. A família necessita do apoio e da orientação como os pacientes. Ocorrem mudanças para todos os familiares — as preocupações existem, bem como as expectativas e mudanças de papéis. O grupo familiar também busca adaptação a uma nova rotina, pois tudo começa a girar em torno do evento que afeta um membro familiar e em consequência afetará todos os demais membros. Há a busca de reencontrar o equilíbrio perdido e para isso o grupo familiar tende a modificar rotinas. As idas e vindas junto ao paciente ao ambiente hospitalar para levá-lo às consultas, tratamentos e internações fazem com que o grupo familiar se organize para dar o apoio ao familiar doente e ao mesmo tempo para suprir o papel que esse membro tinha junto ao grupo familiar antes de adoecer. A capacidade da família em processar informações e de adaptar à nova situação são elementos importantes para serem abordados neste momento.

Em Itapeva a AACC esta localizada a Rua Laudelina Loureiro de Melo, 324 - Vila Aparecida, Fone (15) 3521-7885  e-mail aacc.itapeva@bol.com.br

 

—————

Voltar