Associação de Amigos no Combate ao Câncer


5 de Fevereiro - Dia Nacional da mamografia

02/02/2013 10:04

Comemorado desde 2009 no Brasil, o Dia Nacional da Mamografia foi criado para conscientizar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer da mama, obtido principalmente através da mamografia. Para diagnosticar precocemente este que é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo (atrás do câncer de pulmão).

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. Um dos fatores que dificultam o tratamento é a descoberta da doença em estágio avançado.

A data, 05 de fevereiro, foi escolhida em homenagem à Santa Ágata, considerada protetora contra as doenças da mama e padroeira dos mastologistas. Depois de muitas comemorações por suas conquistas ao longo das décadas, as mulheres hoje têm ainda mais o que comemorar. Isso porque atualmente existe a Tomossíntese, ou mamografia 3D.

A Tomossíntese é uma aplicação avançada da mamografia, onde são obtidos múltiplos cortes finos que reduzem os efeitos da superposição dos tecidos, ajudando no diagnóstico dos casos mais difíceis. Associada à mamografia, permite avaliar a mama de forma mais detalhada.

“O dia 05 de fevereiro é uma data para ser levada no peito com orgulho pelas mulheres que podem ter o que há de melhor em tecnologia para a saúde e qualidade em sua vida.” Relata Helena Camargo, presidente da Associação de Amigos no Combate ao Câncer.

—————

Voltar