Associação de Amigos no Combate ao Câncer


15 de julho, Dia do Homem e a Prevenção ainda é o melhor remédio

15/07/2012 22:17

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a expectativa de vida do brasileiro está em 73,4 anos, sendo que para os homens é de 69,7 e para as mulheres de 77,3. Na região sul do Brasil, essa média é maior ainda, pois a expectativa de vida é mais alta. De acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e apresentam mais a incidência de doenças do coração, diabetes, colesterol, câncer e hipertensão arterial.

Segundo o cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel, Luiz Fernando Kubrusly, problemas cardiovasculares ainda são os que mais atingem a saúde masculina e levam os homens à morte. O médico explica que as principais doenças são as ligadas à isquemia do miocárdio (diminuição do fluxo de sangue no coração), quer seja sem sintomas, que hoje pode ser diagnosticada precocemente; ou na forma sintomática, com angina de peito ou infarto agudo do miocárdio.

Alguns fatores predispõem os homens a estas doenças: alimentação rica em gorduras, sedentarismo, tabagismo e a obesidade abdominal (barriga). De acordo com Kubrusly, a obesidade abdominal é um fator de risco que é considerado tão importante quanto o tabagismo, aumentando a incidência de infartos e acidentes tromboembólicos. “Para diminuir este risco é preciso manter a circunferência abdominal inferior a 100 cm”, alerta.

Para o médico, a palavra chave é prevenção e qualidade de vida. Uma dieta saudável, livre de gorduras e frituras, abstinência de fumo e excesso de álcool (quantidades moderadas de bebida, como por exemplo o vinho, pode até fazer bem), associadas à prática de exercícios físicos regulares – desde que com indicação e acompanhamento profissional – diminuem consideravelmente a incidência de infartos e derrames. “É importante salientar que pessoas pertencentes a famílias de risco, ou seja, ter pai, mãe ou familiar próximo com doença isquêmica do coração, devem ter cuidados dobrados”, destaca.

Além disso, manter o hábito de uma avaliação rotineira de consultas médicas, possibilita o diagnóstico precoce, e, caso seja detectada alguma alteração, o tratamento e acompanhamento deve ser iniciado. O ideal é que, a partir dos 40 anos, o homem realize exames de sangue, eletrocardiograma (ECG) e teste ergométrico de seis em seis meses, possibilitando diagnosticar precocemente quase todo tipo de doença cardiológica. “Para os que pertencem ao ‘grupo de risco’ isso deve começar antes dos 40 anos”, conclui Kubrusly.

Distúrbios urológicos – Não são só os problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial que afetam a saúde masculina. Os homens também são vítimas de distúrbios urológicos. O médico Osni Silvestri, urologista e gerente médico do Hospital VITA Curitiba, conta que as doenças mais frequentes são a hiperplasia prostática (aumento da próstata), o câncer de próstata, a litíase urinária (pedras nos rins) e a impotência sexual. Para detectar essas alterações, são recomendados alguns exames: PSA (antígeno prostático específico), função renal, glicemia, exame de urina e dosagens hormonais, os quais devem ser feitos uma vez por ano.

Segundo Silvestri, mesmo com o fácil acesso às informações, ainda há uma certa resistência masculina na realização de consultas preventivas. O fato de procurar um médico somente quando se está com algum sintoma, pode levar, muitas vezes, a um diagnóstico tardio, dificultando o tratamento. O médico explica que se identificado na fase inicial (quando ainda não apresenta sintomas claros), o tratamento do câncer de próstata é mais simples e com grande possibilidade de cura.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. A doença mata um homem a cada 15 minutos e ocorrem cerca de 50 mil casos por ano. Também é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% das ocorrências no mundo aparecem a partir dos 65 anos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. “A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais e ameaçar a saúde do homem”, alerta.

Mais informações

Aterosclerose – É o endurecimento e estreitamento das grandes e médias artérias do corpo, causado pelo acúmulo de gorduras, cálcio e fibrina nas camadas internas dessas artérias. A doença, crônica e inflamatória, pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC), derrames e infartos. Um sintoma da aterosclerose é a angina, ou desconforto no peito, ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Quando a pessoa não sente nenhum sintoma, a aterosclerose é assintomática.

Angina de peito – Também conhecida como angina pectoris, significa dor no peito. Ainda que seja o nome dado à dor que precede o infarto, a angina de peito não necessariamente ocorre nessa ocasião, podendo surgir também após a realização de exercícios físicos.

Infarto agudo do miocárdio – Tem como nomes populares enfarte, infarto do coração e ataque cardíaco, ocorre quando o miocárdio sofre isquemia (não recebe oxigênio em quantidades suficientes).

Isquemia do miocárdio – Ocorre quando o fluxo de sangue – e consequentemente a quantidade de oxigênio – que chega ao músculo é insuficiente. Uma das causas do transtorno, que pode levar à necrose (ou infarto) do tecido miocárdico, pode ser o estreitamento das artérias.

Próstata – Glândula do tamanho de uma noz, que só o homem possui e que se localiza logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual. Possui grande importância na fertilização.

Exame de próstata – É recomendado que se inicie aos 45 anos e se tiver história de câncer de próstata na família que se inicie aos 40 anos.

Câncer de próstata – Na fase inicial não tem sintoma. Quando começa a dar sintomas, já está em fase avançada. Daí a necessidade de realizar o exame preventivo. Na fase avançada pode ter dificuldade para urinar e ter sangramento na urina.

Diagnóstico – Quando há uma alteração no tecido prostático (identificado pelo toque) e alteração no exame de sangue (PSA) é indicado uma biópsia (retirados fragmentos de próstata por agulhas especiais), para estudo microscópico por um patologista.

Tratamento- Se o câncer estiver na fase inicial, são indicados três tipos de tratamento: cirurgia, radioterapia e braquiterapia (agulhamento da próstata por sementes radioativas).
 

—————

Voltar